quinta-feira, 22 de julho de 2010

O Vampiro na literatura dos séculos XVIII e XIX – cont.

Como eu já havia prometido, dou sequência a postagem do artigo que fiz para minha Faculdade de História, na Saberes. O primeiro período se encerrou, agora estou esperando o começo do segundo, e com um objetivo em mente, fazer minha biografia a partir dos clássicos literários sobre vampirismo. Boa leitura a todos!

 vampire 2 O VAMPIRO LITERÁRIO DO SÉCULO XVIII AO XIX

2.1 O Início

A literatura, desde o século XVIII, vem desenvolvendo as mais fantásticas histórias sobre vampiros. Sem um conhecimento certo de onde surgiu a mitologia, com uma suposição que possa ter se desenvolvido na Antiga Mesopotâmia e migrado para a Grécia, e dali para Roma e os países da Europa Oriental. O nome vampiro deriva da palavra upir, que surgiu em um texto na região da Eslovênia do século XV. A migração para a Europa Ocidental aconteceu no ano de 1748, no poema Der Vampyr, escrito pelo alemão Heinrich August Ossenfelder. O poeta ouvira sobre a história de Arnold Paole, um sérvio que após morto fora dado como vampiro. Ele teve o corpo exumado após 40 dias, e por manter uma aparência de recém-enterrado e, após perfurarem o corpo e sair sangue, o estaquearam, decapitaram e queimaram.

O poema de Ossenfelder era curto, mas contava a história de um jovem apaixonado que ameaçou seu interesse amoroso de visitá-la todas as noites e beber-lhe o sangue, dando o beijo do vampiro. buerger1No mesmo século surgiu Lenore de Gottfried August Bürger, um poema que narrava à história de um jovem que prometeu voltar do túmulo como um morto-vivo e reivindicar sua amada e levá-la com ele para o túmulo, tornando-a sua eterna noiva. Muitos creem que este poema teve grande influência sobre a maior obra vampírica da história, Drácula.  Mas grandes escritores alemães também tiveram sua passagem pela literatura vampírica, como Johann-Wolfgang-von-GoetheJohann Wolfgang Von Goethe, escritor alemão, que em 1797 escreveu Die Braut Von Korinth, que contava a história de um jovem de família pagã que se apaixona por uma jovem de família cristã, mas após ver seu noivado desmanchado e sendo transformada em freira por sua mãe, a jovem se suicida e retorna do túmulo a procura de seu noivo. Goethe explicou que fora influenciado pelo conto Philinnion, de Flégon de Trales, um romancista da Grécia Antiga, outra fonte de muitos mitos como a lamia, empusa, mormolykiai, vrykolaka e o callicantzaro. Ludwig_Tieck Outro grande poeta alemão a publicar sobre o tema vampiro foi Johann Ludwig Tieck, que publicou sua obra que fora traduzida para o inglês com o título Wake Not the Dead. A obra contava a história da jovem Brunhilda, que fora trazida de volta à vida pelo seu amado Walter, um nobre que acordou um dia e a viu se esvaindo de sangue.

Com a chegada do texto de Tieck à Inglaterra, o interesse pelo mito dos vampiros foi crescendo. Outro fator para o desenvolvimento da literatura foram às dissertações desenvolvidas no âmbito da Igreja Cristão-Católica Romana pelo arcebispo Giuseppe Davanzati, que escreveu Dissertazione sopra I Vampiri, em 1744, e o acadêmico Calmet_Augustin Dom Augustin Calmet que, em 1746, escrevera Dissertations sur les Apparitions des Anges, des Démons e des Esprits, et sur les revenants, et Vampires de Hungrie, De Bohême, de Moravie, et de Silésie. Essas dissertações traziam relatos e explicavam o que era e como destruir um vampiro, servindo de base, mais tarde, para os romancistas.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O VAMPIRO NA LITERATURA DOS SÉCULOS XVIII E XIX

Este ano eu iniciei uma faculdade de História – Licenciatura. Dentre os vários trabalhos pedidos para serem feitos, requereram dos alunos que preparassem um artigo acadêmico sobre um tema livre. Eu cheguei a ficar entre três temas que eu gosto, mas optei pela Literatura vampírica, tão em voga nos dias de hoje graças aos filmes da “Saga” Crepúsculo e os seriados True Blood e The Vampire Diaries. Verdade seja dita, se não fossem os europeus do século XVIII, mas exatamente os poetas alemães, nenhuma dessas histórias existiriam nos dias de hoje, por isso me dediquei a fazer um artigo sobre eles. O que colocarei aqui será somente o Resumo, o Abstract e a Introdução, mais para frente coloco como tudo começou. Boa leitura!

write-letter-byron-2003 O VAMPIRO NA LITERATURA DOS SÉCULOS XVIII E XIX

RESUMO: Este artigo tem como objetivo fazer uma breve biografia sobre a literatura vampírica iniciada no século XVIII. Os vampiros permeiam o imaginário popular desde os tempos pré-históricos, mas alcançaram o Ocidente e provocaram um grande furor com histórias de horror de todos os tipos, baseando-se, muitas vezes, em histórias reais e na mitologia da Europa Oriental de vários povos. Sua ascensão começou na Alemanha, que será o ponto de partida, indo para a literatura popular inglesa, que veio a influenciar várias histórias contadas até os dias de hoje. Como se desenvolveu a literatura vampírica na Europa Ocidental? Quais foram os grandes personagens dessa literatura? E qual foi aquele que mais ganhou destaque nesse meio?

Palavra-chave: vampiro, literatura, Europa, biografias

The vampire in literature from the 18th and 19th centuries

ABSTRACT: This article aims to give a brief biography about vampiric literature started in the 18th century. Vampires permeate the popular imagination since prehistoric times, but reached the West and caused a big splash with horror stories of every kind, relying often on true stories and the mythology of various peoples of Eastern Europe. His rise began in Germany, which will be the starting point, going to English popular literature, which came to influence many stories to this day. As we developed the vampiric literature in Western Europe? What were the great characters of literature? And what was the one that most spotlighted in this environment?

Keyword: vampire, literature, Europe, biographies.

1 INTRODUÇÃO

Com uma extensa história na literatura mundial, viajando toda a Europa e chegando as Américas, com todos os seus mitos e crenças, os vampiros encantam a humanidade desde o século XVIII. Com um princípio bem simplista, em poemas alemães, eles vieram a fazer parte de temas de reuniões de romancistas ingleses, abrilhantarem a obra de um mero funcionário público e participar como coadjuvante de um grande ícone da literatura inglesa. Inundaram os Estados Unidos, se tornando grandes crônicas vampíricas e formando famílias seculares ou colocando irmãos em riste. Chegaram ao Brasil e se tornaram sucesso de vendas. A intenção deste artigo é contar como aconteceu esse grande desenvolvimento da literatura vampírica no mundo, a ponto de torná-lo ícones da cultura popular.